
De Porto Alegre partimos para a serra gaúcha: as cidades de Canela e Gramado. Há dois anos atrás, apresentamos o Diário de um Louco no Festival de Teatro de Canela e fizemos laços fortes. Sabendo dessa nossa ida ao sul, nosso queridos amigos Carla e Bento nos convidaram para ministrar uma oficina para o grupo de teatro do qual fazem parte, o Artigos. A oficina se expandiu para mais pessoas, fora do grupo, e resultou num encontro lindo, com seres humanos lindos, se expondo e se entregando a nossa condução com muita generosidade e carinho.
Todos entraram no teatro de olhos vendados, e tiveram que ser literalmente guiados por nós. Lavamos os pés de cada um, com água quente e sabão, como forma de recebê-los com afeto. Assim eles deixaram a energia dispersa do lado de fora e chegaram com sensibilidade para o trabalho. Cantamos, dançamos, escrevemos versos, falamos, gritamos e tudo fluiu como um rio (às vezes sereno e às vezes feroz). "Uma parte de mim é luz", dizia Ivone para todos, apontando suas lindas mãos para o alto, num momento inesquecível de nossa oficina. Não há como negar que havia muita luz humana naquele dia.
Abraço carinhoso para Ivone, Rovena, Simone, Paulinha, Ana Laura, Júlio, Kleiton, Tânia, Catina, Otávio, Tito, Gabriel, Alice, Carla, Bento e Denise.